Café com Ufos
 
Livros - Lançamentos e Dicas de Leitura
 
Entrevistas com Autores
 
Fotos de OVNIs
 
Casos Ufológicos
 
Galeria de Fotos
 
Vídeos Ufológicos
 
 
 
 
Clima
 
 
"Cometa do ano" passará próximo à Terra no mês de dezembro
* Clique na imagem, para ampliá-la.

Yasushi Aoshima, de Ishikawa, no Japão, tirou a foto acima usando um telescópio de 12 polegadas. Ela mostra a atmosfera verde do cometa, que é, impressionantemente, quase duas vezes maior que o planeta Júpiter. A cor verde vem do carbono diatômico (C2) - uma substância gasosa comum em atmosferas de cometas que brilha verde no quase vácuo do espaço.

 

Os astrônomos estão chamando o Cometa 46P Wirtanen de "Cometa do Ano". Em 16 de dezembro, a bola de gelo sujo de um quilômetro de extensão chegará a 11,5 milhões de quilômetros da Terra - tornando-o um dos 10 cometas mais próximos da Era Espacial. O cometa 46P Wirtanen provavelmente se tornará um objeto de olho nu por várias semanas durante as férias.

No momento, o brilho integrado do cometa é semelhante ao de uma estrela de magnitude 10 - isto é, fraco. No entanto, os meteorologistas esperam que ele brilhe mais de 200 vezes mais até dezembro. Se as tendências atuais se mantiverem, o 46P poderá alcançar magnitude +3, tornando-o não um grande cometa, mas um muito bom, visível a olho nu e um alvo fácil para binóculos ou pequenos telescópios.

O Cometa Wirtanen passa pelo sistema solar interno a cada 5,4 anos. Agora está perto da órbita de Marte e está vindo em nossa direção.

 
 
+ Notícias
 
 
grafitecom@gmail.com | (51) 3249.3700 – 99924.5300