Escolha uma Página

Sinais de rádio de estrelas distantes sugerem planetas ocultos

Uma anã vermelha com uma aurora. Impressão de artista da aurora de uma anã vermelha (esquerda) devido à interação com um exoplaneta (direita).

Crédito: Daniëlle Futselaar (artsource.nl) 

Usando a antena de rádio mais poderosa do mundo, os cientistas descobriram estrelas que lançam ondas de rádio inesperadamente, possivelmente indicando a existência de planetas ocultos.

O Dr. Benjamin Pope, da Universidade de Queensland, na Austrália, e colegas do observatório nacional ASTRON dos Países Baixos têm procurado planetas usando o radiotelescópio mais poderoso do mundo, o LOFAR (Low Frequency Array), situado nos Países Baixos.

“Nós descobrimos sinais de 19 estrelas anãs vermelhas distantes, quatro das quais são melhor explicadas pela existência de planetas em órbita,” disse o Dr. Pope.

“Há muito tempo sabemos que os planetas no nosso próprio Sistema Solar emitem ondas de rádio poderosas à medida que os seus campos magnéticos interagem com o vento solar, mas ainda não tinham sido captados sinais de rádio de planetas fora do nosso Sistema Solar.

Anteriormente, os astrônomos só eram capazes de detectar as estrelas mais próximas em emissão de rádio constante, e tudo o mais no céu era gás interestelar, ou exótico, como buracos negros.

As descobertas do LOFAR são apenas o começo, mas o telescópio só tem a capacidade de monitorar estrelas que estão relativamente próximas, até 165 anos-luz de distância.

Com o radiotelescópio SKA (Square Kilometre Array), da Austrália e da África do Sul, finalmente em construção, com início de operações previsto para 2029, a equipe espera ser capaz de ver centenas de estrelas relevantes a distâncias muito maiores.

Este trabalho demonstra que a radioastronomia está prestes a revolucionar a nossa compreensão dos planetas fora do nosso Sistema Solar.”

Confira nosso canal no Youtube!

Faça sua doação ao Fraternidade Cósmica!

Nosso grupo precisa do seu apoio para que possamos oferecer a vocês os melhores conteúdos e eventos sobre Ufologia e Espiritualidade! Qualquer ajuda é bem-vinda