Escolha uma Página

Estranho sinal vindo do espaço se repete a cada 157 dias

As rajadas rápidas de rádio (da sigla em inglês FRBs) são um dos eventos mais misteriosos do cosmos.

Essas poderosas explosões de energia surpreenderam os astrônomos desde que foram descobertas em 2007. Desde então, os pesquisadores encontraram evidências de mais de 100 FRBs. E agora uma equipe de estudo internacional acredita que descobriu novas informações sobre uma FRB conhecida, a qual poderia lançar luz sobre como elas se formam.

Ao longo de quatro anos, os cientistas usaram o Telescópio Lovell de 250 pés (76 m) de largura no Jodrell Bank Observatory, na Inglaterra, para estudar a FRB 121102, uma rajada de rádio repetida, anteriormente descoberta. Eles descobriram que a FRB 121102 – uma das duas FRBs repetidas conhecidas – parecia ter um ciclo peculiar, aumentando após 90 dias e depois desaparecendo por 67 dias.

A outra rajada rápida de rádio repetida, FRB 180916.J10158 + 56, tem um ciclo muito mais curto em apenas 16 dias. Os cientistas publicaram suas observações em 7 de junho na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

A descoberta de que pelo menos algumas rajadas rápidas de rádio (FRBs) repetem descartou eventos cataclísmicos, como os progenitores dessas explosões específicas.

Enquanto alguns astrônomos suspeitam que um tipo de estrela giratória de nêutrons chamada magnetar possa causar FRBs, outros sugeriram que pode ser o trabalho de civilizações extraterrestres se comunicando. Esta pesquisa mais recente pode ter descartado a teoria magnetar.

O pesquisador-chefe Kaustubh Rajwade, da Universidade de Manchester, disse em comunicado à imprensa:

Detectar uma periodicidade de um sinal fornece uma restrição importante sobre a origem das explosões, e os ciclos de atividades podem argumentar contra processos de uma estrela de nêutrons.

 

A natureza cíclica desses eventos sugere que talvez eles estejam vinculados a um sistema binário, onde um objeto circula outro, mas são necessárias mais pesquisas. Parece que alienígenas ainda são uma possibilidade como causadores deste tipo de evento.

Confira nosso canal no Youtube!

Faça sua doação ao Fraternidade Cósmica!

Nosso grupo precisa do seu apoio para que possamos oferecer a vocês os melhores conteúdos e eventos sobre Ufologia e Espiritualidade! Qualquer ajuda é bem-vinda